quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Hora do Vampiro (Salem’s Lot) - Stephen King


A Hora do Vampiro (Salem’s Lot)




Sinopse: Ben Mears, um escritor, acaba de se mudar para a pacata cidade de Jerusalem’s Lot, ou ‘Salem’s Lot, como é carinhosamente conhecida, onde passou boa parte da infância. Ao mesmo tempo em que ele chega, também chega o misterioso Sr. Straker, proprietário de uma loja de antiguidades, juntamente com seu amo, o mais misterioso ainda, Kurt Barlow. Quando crianças e adultos desaparecem, Ben e um grupo de amigos descobrem a terrível verdade, Kurt e Straker são uma ameaça, e cabe a Ben, seus amigos e o menino Mark porem um fim a ela, antes que ‘Salem’s Lot inteira seja dominada pela referida ameaça.

CURIOSIDADES

O título original do livro seria “The Second Coming” (A Segunda Vinda), que não foi utilizado por lembrar algo de tom sexual (“cuming”, algo como “gozada”) . Depois, o título seria Jerusalem’s Lot, o qual não foi aceito pela Doubleday por soar muito religioso. Para encurtar o nome e não optar por um extremo ou outro da moralidade, a editora em parceria com Steve optou por Salem’s Lot.

Concorreu no World Fantasy Award for Best Novel em 1976.

A inspiração da novela veio de uma ponderação do que aconteceria se Drácula viesse para Nova York nos dias de hoje. A resposta foi dada por sua esposa, Tabitha: seria atropelado por um táxi. King acabou concordando, mas pensou, e se ele fosse para uma cidade rural?

Também inspirado no clássico Drácula, de Bram Stoker.

King diz que o livro é muito influenciado pela política, pois o escreveu num período de conflitos, entre eles o escândalo de Watergate, e a ligação de Gordon Libby e a CIA. Ele revela que o livro tem mais a ver com “Os Invasores de Corpos” de Jack Finney, do que com o próprio Drácula.

A visão de Ben Mears dentro da casa dos Marsten do seu dono enforcado surgiu de um sonho de King de quando ele era criança. Nele, King entrava num quarto e via um corpo enforcado com uma placa com a inscrição “Robert Burns”, mas quando o vento entrava no quarto e fazia o corpo se virar, era o rosto de King, apodrecido e comido por pássaros. Claro que o pequeno King acordou gritando.

Originalmente a cidade de chamaria Monsom, e o personagem Barlow se chamaria Sarlinov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário